Imagem do logotipo da CulturaXchange

ARTIGO DE BLOG

Você que é Produtor Audiovisual, certamente já sentiu necessidade de contar com um profissional “expert nos negócios da música” ao seu lado em algum momento. Certo?

Alguém que possa tirar todas suas dúvidas sobre licenciamentos, dar suporte na escolha de qual trilha usar e em qual cena, substituir músicas que não podem ser usadas por algum motivo e para confirmar se aquela música está em Domínio Público (DP).

E ainda tem a questão do bolso. Afinal, toda a produção audiovisual tem seu orçamento e dentro dele é que o Supervisor Musical deve trabalhar.

ENTÃO, COM CERTEZA você seria mais feliz contando com o “supervisor musical”, ou “music supervisor”, que é como este profissional é conhecido nos Estados Unidos e em muitos outros países.


Entenda o que é um supervisor musical e por que ele é tão importante para uma produção audiovisual:


Um supervisor musical é o profissional que, como o próprio nome sugere, supervisiona todos os aspectos relacionados à inclusão de música em uma produção audiovisual.

Ele oferece um serviço de qualidade que combina criatividade, técnica e expertise em gestão de projetos e licenciamentos com relevante e comprovada experiência. Tudo isso, além de um compreensível conhecimento de como a música impacta o público.

Engana-se, porém, aquele que pensa que só pode ser supervisor musical quem se formou em música ou áreas correlatas.

Um bom supervisor pode ser formado em música, publicidade, marketing e até mesmo engenharia. O importante é ter paixão em servir, por pesquisas, pela música e seus negócios.

Nesse aspecto, é bom ter em mente que um supervisor musical é aquele que, além do próprio conhecimento em música, tem familiaridade com uma ampla gama de gêneros musicais e artistas.

As responsabilidades de um supervisor musical:

O olhar do supervisor musical deve estar focado em toda e qualquer inclusão de música em uma produção audiovisual que fizer parte.

Como é um trabalho sério e exige grandes responsabilidades, veja abaixo algumas delas:

  • Ser responsável pelo meio de campo entre os detentores dos direitos das músicas (obras e fonogramas) envolvidas em uma produção e o diretor do projeto;
  • Certificar a titularidade de todas as obras e fonogramas, os créditos corretos de autores e intérpretes, analisar escopos de campanhas, contratos e os usos negociados para a produção, além do acompanhamento passo a passo de todo o processo de licenciamento até a entrega dos *cuesheets e contratos entre as partes;
  • Assessorar, gerir e trabalhar dentro dos parâmetros financeiros do projeto para o qual são contratados;
  • Entregar as autorizações/contratos de licença em tempo hábil e garantir os direitos legais da música antes que ela seja usada;
  • Reunir todas as informações apropriadas para listar os créditos que resultarão na cobrança correta de royalties para os autores, editores, músicos e produtores fonográficos;
  • Ajudar a construir o budget musical de um projeto OU trabalhando de acordo com um orçamento pré-estabelecido, o supervisor musical atende às metas criativas de um projeto sob um orçamento rigoroso. Geralmente, a verba de músicas de uma produção orbita em menos de 5% do orçamento total do projeto (esta % pode ter uma grande variação se for um projeto musical ou que tenha música ou artistas como tema, ou até mesmo por uma decisão estratégica da produção);
  • Considerando um budget para a música em uma produção, o supervisor musical seleciona as músicas apropriadas para o projeto, seja licenciando músicas/partituras pré-existentes ou criando novas músicas;
  • No processo de seleção, um supervisor musical pode contar com a ajuda e suporte de uma empresa de licenciamento terceirizada, seja ela uma sync agency ou uma editora de música, para apresentar variadas opções de músicas ao responsável pela produção;
  • Se estiver criando novas músicas, o supervisor pode se tornar responsável por funções adicionais, incluindo sugerir artistas ou compositores, facilitar o processo de produção e gravação, supervisionar as finanças e finalizar os usos de pós-produção da trilha sonora;
  • Ao utilizar música pré-existente, as funções do supervisor musical concentram-se nos aspectos jurídicos e financeiros do licenciamento e na negociação;

Em muitos casos, uma grande porcentagem do trabalho desse profissional se concentra somente na liberação de músicas.

*CUESHEETé um documento muito importante em uma produção audiovisual. Nele está registrado todas as músicas executadas em uma produção audiovisual, seus autores, editores, intérpretes, minutagem, o tipo de uso e outras informações importantes para identificação de cada música dentro do filme, documentário ou programa de TV.


Supervisor musical no mercado:

A maioria dos diretores e produtores opta por trabalhar com um único supervisor para um projeto, mas isso varia de projeto para projeto.

Por exemplo, os supervisores musicais podem pertencer ao próprio quadro da produtora ou, como é muito comum, contratados de uma empresa especializada em licenciamentos.

E como nós aqui na CulturaXchange trabalhamos? Desenvolvemos processos e protocolos rígidos de licenciamentos para nossos  supervisores musicais trabalharem com segurança e organização com nossos clientes e fornecedores.

A observância das melhores práticas do mercado nacional e internacional para sincronização (sync) somada aos processos internos como:

  • confirmação de titularidades;
  • revisão de uso de cada obra ou fonograma;
  • revisão de contratos e da documentação entre partes;
  • organização e armazenamento de documentos apoiados na “confidencialidade” que rege as produções audiovisuais.

são alguns dos itens importantes do checklist que respalda o comportamento dos supervisores musicais da cXc.

Isso permite que os licenciamentos de músicas sejam feitos com segurança, transparência, discrição e, principalmente, tranquilidade e leveza para as partes negociantes.

Em tempo, a tranquilidade e segurança em se trabalhar com profissionais que entendem do assunto e têm experiência com múltiplos licenciamentos e diversos fornecedores do Brasil e exterior justifica a contratação deste serviço especializado, serviço este que proporciona economia de tempo, recursos, mão de obra e evita re-trabalhos da equipe de produção.


Se interessou pelo tema? Siga para a parte 2 e conheça as funções básicas de um Supervisor Musical.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2022 – CulturaXchange – Todos os direitos reservados.

Iniciar conversa
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?