ARTIGO DE BLOG

Tendo em vista a complexidade, a importância e a seriedade das atividades que cabem ao supervisor musical, é preciso também ter em mente quais as responsabilidades cabíveis para esse profissional.

Algumas delas são:

  • Determinar a viabilidade da criação, a segurança perante a exposição pública e a distribuição de qualquer produto auxiliar relacionado à música, como, por exemplo: trilhas sonoras, singles, vídeos, downloads via internet. O propósito de tais ações é promover ou adicionar receitas de streamings;
  • Trabalhar a montagem do cronograma da produção que envolve música com base no lançamento, transmissão, campanha de publicidade e entrega do produto;
  • Identificar, proteger os direitos, assegurar dos deveres e colaborar com todo e qualquer indivíduo com talento relacionado à música. Isso inclui maestros, compositores, produtores musicais, técnicos de filmagem, músicos, arranjadores, copistas, engenheiros de mixagem e de masterização;
  • Conhecer, se relacionar e negociar com os representantes dos artistas/autores, gravadoras/selos, escritórios de gestores de talentos e de negócios;
  • Ter uma comunicação efetiva com outros profissionais envolvidos com a produção. Aqui estão incluídos os diretores, produtores, roteirista, coreógrafos, executivos de estúdio, agências de publicidade, executivos das gravadoras, das editoras, advogados envolvidos na representação de titulares, designer de games, distribuidores e parceiros de marketing promocional;
  • Entregar todos os elementos musicais consistentes com especificações técnicas incluindo um perfeito “cuesheet”;
  • Revisar a autorização da sincronização e a licença de uso das músicas da produção, seus créditos de autores, músicos, intérpretes, editores, produtores fonográficos e contratos em conformidade com o uso e escopo negociados com os titulares de direitos;
  • Administração do budget musical da produção.

O supervisor musical na atualidade:

O trabalho de supervisão musical era, inicialmente, usado em filmes mudos para esconder ruídos mecânicos vindos de projetores durante as exibições em cinemas.

A busca pelo profissional para atuar nos processos de produção se firmou na década de 1980 e engatou uma crescente notoriedade com o advento das trilhas sonoras na mídia.

De grande capacidade de articulação, comunicação e amplo conhecimento de repertório e na área de licenciamento de direitos autorais, o supervisor musical teve, com o streaming, um novo salto de popularidade.

Para que seu projeto capture o público não pelos olhos ou pela racionalidade, mas sim pelo coração e a emoção, a presença de um supervisor musical guiando o projeto é quase obrigatória.

Para saber mais sobre Supervisão Musical na CulturaXchange (cXc) confira a continuação na parte 3!

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