Tendo em vista a complexidade, a importância e a seriedade das atividades que cabem ao supervisor musical, é preciso também ter em mente quais as responsabilidades cabíveis para esse profissional.
Algumas delas são:
- Determinar a viabilidade da criação, a segurança perante a exposição pública e a distribuição de qualquer produto auxiliar relacionado à música, como, por exemplo: trilhas sonoras, singles, vídeos, downloads via internet. O propósito de tais ações é promover ou adicionar receitas de streamings;
- Trabalhar a montagem do cronograma da produção que envolve música com base no lançamento, transmissão, campanha de publicidade e entrega do produto;
- Identificar, proteger os direitos, assegurar dos deveres e colaborar com todo e qualquer indivíduo com talento relacionado à música. Isso inclui maestros, compositores, produtores musicais, técnicos de filmagem, músicos, arranjadores, copistas, engenheiros de mixagem e de masterização;
- Conhecer, se relacionar e negociar com os representantes dos artistas/autores, gravadoras/selos, escritórios de gestores de talentos e de negócios;
- Ter uma comunicação efetiva com outros profissionais envolvidos com a produção. Aqui estão incluídos os diretores, produtores, roteirista, coreógrafos, executivos de estúdio, agências de publicidade, executivos das gravadoras, das editoras, advogados envolvidos na representação de titulares, designer de games, distribuidores e parceiros de marketing promocional;
- Entregar todos os elementos musicais consistentes com especificações técnicas incluindo um perfeito “cuesheet”;
- Revisar a autorização da sincronização e a licença de uso das músicas da produção, seus créditos de autores, músicos, intérpretes, editores, produtores fonográficos e contratos em conformidade com o uso e escopo negociados com os titulares de direitos;
- Administração do budget musical da produção.
O supervisor musical na atualidade:
O trabalho de supervisão musical era, inicialmente, usado em filmes mudos para esconder ruídos mecânicos vindos de projetores durante as exibições em cinemas.
A busca pelo profissional para atuar nos processos de produção se firmou na década de 1980 e engatou uma crescente notoriedade com o advento das trilhas sonoras na mídia.
De grande capacidade de articulação, comunicação e amplo conhecimento de repertório e na área de licenciamento de direitos autorais, o supervisor musical teve, com o streaming, um novo salto de popularidade.
Para que seu projeto capture o público não pelos olhos ou pela racionalidade, mas sim pelo coração e a emoção, a presença de um supervisor musical guiando o projeto é quase obrigatória.
Para saber mais sobre Supervisão Musical na CulturaXchange (cXc) confira a continuação na parte 3!